quinta-feira, 29 de janeiro de 2015

Feira de Artes de Embu das Artes completa 46 Anos


Parabéns Feira de Embu das Artes 


A Feira de Arte de Embu das Artes faz 46 anos de existência no dia 31 de janeiro de 2015. Ela insiste, persiste e resiste, mesmo contra o tempo e a tecnologia e não mais podendo contar com alguns dos seus famosos artistas que deram início a este movimento cultural no final dos anos 1960, pois muitos já estão fazendo arte em outro plano. 
Hoje muitos artistas têm seus ateliês e produzem a sua arte, outros ainda continuam expondo na Feira dando a Embu das Artes uma característica apenas compartilhada com a cidade de Olinda em Pernambuco, a grande quantidade de artistas por metro quadrado. 
A feira de artes de Embu das Artes vive quase que por conta própria, permanecendo como maior atrativo turístico da nossa cidade. Tornou-se um corpo cheio, de ir e vir, de olhar, observar e perceber que este espaço a céu aberto, tem como veia principal o Artesão, o Artífice, o Artista que apesar de todos os contratempos continua a cada final de semana e feriados proporcionando aos que aqui chegam à busca por lazer e cultura. 
Uma espécie de encantamento que talvez esteja gravado em nosso DNA, quando em tempos mais remotos tudo acontecia na Feira.  O movimento Feira de Arte tem memória coletiva, na história, cultura, lazer e na convivência. A Feira é um espaço cultural, tradicional e popular e “...considerando que a cultura deve ser protegida, por e para o grupo cuja identidade expressa e reconhecendo que as tradições evoluem e se transformam...” (As metas do Plano de Nacional de Cultura – Ministério da cultura, 2012) a feira continua. 
Hoje, no tempo de smartphones, notebooks e tablets, ou seja, em um mundo cada vez mais digital, vemos a retomada do que realmente conta que é a simplicidade do fazer, passear e se encontrar. 
Gerando movimento econômico e sustentável, a feira tornou-se um espaço criativo, pois o movimento trazido pelo evento traz a oportunidade para que outros comércios, das mais diversas áreas aqui permaneçam. 
A feira tem identidade coletiva, pois dela participam vários indivíduos de diversas etnias, criando e produzindo arte e artesanato com as mais diferentes matérias primas.
Portanto, todos os que dela participam ou que ainda dela usufruem, tem o dever de protegê-la para que perdure por muitos anos e que outras gerações tenham o prazer do ir e vir e se encontrar. 
Parabéns Feira de Arte. 
AUTORA: LINDAUREA SÁ 

Nenhum comentário:

Postar um comentário